Páginas

Powered By Blogger

domingo, 31 de janeiro de 2010

Sistema Reprodutor

A reprodução é a função que permite a formação de um novo ser, semelhante aos seus progenitores.


Para se formar um novo ser é necessário que uma célula masculina (espermatozóide, produzido pelos testículos) se encontre com uma célula feminina (óvulo, produzido pelos ovários). Dessa união resulta uma nova célula (ovo).

No ser humano, o novo ser forma-se no ventre da mãe e demora nove meses a desenvolver-se. A esse período de tempo dá-se o nome de gestação.



Os homens e as mulheres têm sistemas reprodutores diferentes mas os outros sistemas do nosso corpo são semelhantes e realizam as mesmas funções.



Sistema Reprodutor Feminino





Ovários – têm a função de produzir as células reprodutoras femininas, chamadas óvulos.

Trompa de Falópio – onde ocorre a fecundação, ou seja, a união do espermatozóide com o óvulo, dando-se a fecundação.


Útero – é o lugar onde o embrião se instala em caso de gravidez.

Vagina - Canal muscular que estabelece a comunicação entre o útero e o exterior do corpo.


Sistema Reprodutor Masculino





Escroto (bolsa escrotal)- saco de pele (um de cada lado) que contém o testículo e o epidídimo.


Canal deferente e Uretra-nomes das diferentes partes dos canais por onde passa o esperma no seu percurso, desde os testículos até à sua saída para o exterior.


Próstata, vesícula Seminal- glândulas que contribuem para a formação do esperma .


Pénis-órgão pelo qual o homem liberta a urina e o esperma.

Foi assim que te desenvolveste:















Vsita aos Bombeiros Voluntários da Cruz Branca




No dia 27 de Janeiro, fomos fazer uma visita aos Bombeiros da Cruz Branca para assinalar o dia do lançamento do Projecto Institucional "Saúde, Segurança e Bem-Estar".
Fomos a pé até ao quartel dos bombeiros e chegados lá, fomos recebidos por dois simpáticos bombeiros: o senhor Henrique e o senhor Coelho. Após uma breve explicação sobre o funcionamento daquela corporação, convidaram-nos a vestir as roupas que usam no seu trabalho. Quase que caíamos para o lado com o peso dos capacetes e dos casacos à prova de fogo.
De seguida, mostraram-nos uma das viaturas cuja função era resgatar as pessoas. Tinha uma máquina que parecia uma tesoura e outra assemelhava-se a um alicate. Estes enormes objectos, serviam para desencarcerar as pessoas quando ficavam presas nos automóveis em caso de acidente. Tivemos oportunidade de os experimentar e verificámos que eram muito pesados. Vimos também umas bolsas de ar que se destinavam ao levantamento de viaturas para proceder à libertação de pessoas quando ficavam debaixo dos veículos.
Já numa outra viatura, que tinha por função socorrer as pessoas em caso de incêndios em casa, observámos outro tipo de equipamento: um aparelho para extracção de fumos, um quite de mangueiras, umas máscaras de oxigénio e uma caixa de primeiros socorros. Contemplámos ainda, um fantástico jipe, que se destinava ao auxílio nos montes e florestas e um enorme contentor com equipamento de mergulhadores.
Depois, foi a vez de visitarmos uma ambulância com todo o equipamento necessário para socorrer as pessoas em diversas situações de emergência. A bombeira Juliana convidou um menino a fazer a simulação de um acidente. O Diogo Reis entrou em acção. Fingindo que tinha partido uma perna, a bombeira Juliana colocou-lhe umas talas com ligaduras para imobilizar a perna. Depois imaginou-se um acidente mais grave. Aí colocaram o Diogo numa tala grande, colocaram-lhe um colar cervical e um sistema na cabeça para que não a pudesse mexer. Todo o corpo do Diogo ficou imobilizado e só depois é que ficou pronto para ser transportado para o hospital.
No final da visita, os senhores bombeiros ofereceram-nos panfletos e guloseimas.
Adorámos esta visita porque aprendemos muito. Não imaginávamos que os veículos estivessem apetrechados com tanto equipamento, que cada bombeiro tinha uma função e sobretudo, vimos como os bombeiros são importantes para nós, pois são capazes de ajudar e dar a vida pelo próximo.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Sinais de pontuação





http://gramatix.no.sapo.pt/Ortografia/gramatix_ortografia.htm

http://sinav.no.sapo.pt/

http://www.flip.pt/tabid/594/Default.aspx

http://www.baudoprofessor.com/pdf/areasdisciplinares/Lingua%20Portuguesa/Sinais%20de%20Pontuacao.pdf



Pratica o uso dos sinais de pontuação

http://www.catraios.ipb.pt/profs/salarecursos/mattegi/sinais_pontuar/sinais_semsom_ficheiros/frame.htm
http://nonio.eses.pt/eusei/passa/qijogar.asp?cod_jogos=2843
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/2.2.pont1.htm
http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-1.htm
http://www.ebji-sto-antonio-cavaleiros.rcts.pt/lacunassinais.htm
http://www.cardosolopes.net/disciplina_1ciclo_ficheiros/LP/3_ano/chuva_de_estrelas1_2o3o4o.htm

Verbos

Eu estudo os verbos.
Eu estou muito contente com a minha aprendizagem.
Eu sou um aluno atento nas aulas.





Os verbos indicam a acção praticada ou sofrida pelo sujeito, ou o estado ou qualidade que se lhe atribui.


Os verbos flexionam (podem variar) em:


Pessoa e Número:


Singular -eu -tu -ele.

Plural -nós -vós - eles


Modo Indicativo, Conjuntivo, Condicional, Imperativo, Infinitivo, Gerúndio e Particípio).


Tempo Presente, Pretérito (imperfeito, perfeito, mais-queperfeito), Futuro.




1ª - -ar - estudar, amar, gostar, andar,... – a vogal temática é –a-.
2ª - -er – comer, escrever, poder, dever... – a vogal temática é –e-.
3ª - -ir – possuir, conseguir, redimir, dormir.. – a vogal temática é –i-.


Considera-se que os verbos terminados em or pertencem à 2ª conjugação

Exemplo: verbo pôr


Para conjugares verbos clica aqui:

http://www.flip.pt/FLiPOnline/Conjugador/tabid/578/Default.aspx

Aprende os verbos, clicando aqui:

http://www.sitiodosmiudos.pt/gramatica/default2.asp?url_area=B

Grau dos Nomes


Os graus dos nomes variam de acordo com o tamanho das coisas.Assim temos o

Grau diminutivo, Grau normal e o Grau aumentativo


portinha, porta, portão

homenzinho, homem, homenzarrão

gatinho, gato, gatarrão

mulherzinha, mulher, mulheraça ou mulherona

murinho, muro, muralha

casinha, casa, casarão

forninho, forno, fornalha

rapazinho, rapaz, rapagão

cãozinho, cão, canzarrão

papelito-papelinho, papel, papelão

caixinha, caixa, caixão
vidrinho,vidro,vidraça

Jogos Língua Portuguesa

Aqui podes treinar os teus conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida.

http://guida.querido.net/jogos/index.html

Nomes colectivos

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Polígonos




Os polígonos são figuras planas limitadas por segmentos de recta a que chamamos lados.
Para que uma figura formada por segmentos de recta se considere um polígono é

necessário que esses segmentos formem uma figura fechada. O polígono com o menor número de lados que se pode desenhar é o triângulo.
A palavra polígono vem do grego polygonos. De polys que significa muitos e de gono que significa ângulo. Digamos que a tradução mais precisa para a palavra polígono é “figura que tem muitos ângulos”.





Sou um polígono



Não sou um polígono



Podemos classificar os polígonos de acordo com o número de lados


triângulo - 3 lados

quadrilátero - 4 lados


pentágono - 5 lados


hexágono - 6 lados

heptágono - 7 lados


octógono - 8 lados


eneágono - 9 lados


decágono - 10 lados




>Existem ainda outras classificações para os polígonos:



Trapézios - são todos os quadriláteros que têm pelo menos dois lados paralelos.







Não trapézios:









Paralelogramos - Chama-se paralelogramo a um quadrilátero que tem os lados opostos paralelos.São paralelogramos:









Desenha, identifica e classifica (5) alguns polígonos.

http://www.cercifaf.org.pt/mosaico.edu/ca/poligonos.html


http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.prof2000.pt/users/cfnelas/Grupo9/Imagens/VariosPoligonos.jpg&imgrefurl=http://www.prof2000.pt/users/cfnelas/Grupo9/index.htm&usg=__HHMxPm3GJTwCoUNLtQe4MOKnDd8=&h=628&w=719&sz=55&hl=pt-PT&start=24&um=1&tbnid=F8crxbTFulQzkM:&tbnh=122&tbnw=140&prev=/images%3Fq%3Dimagens%2Bpol%25C3%25ADgonos%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26start%3D18%26um%3D1


http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=D

Ábaco


Pratica a leitura de números no ábaco.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

História dos números


Queres saber como apareceram os números? Então clica aqui.


Circunferência

Circunferência







Hoje aprendemos a traçar circunferências com o compasso. e vimos a diferença entre circunferência e círculo.
Uma circunferência é uma linha curva fechada em que todos os pontos estão à mesma distância de um ponto a que se chama centro (O) da circunferência.
Este centro (O) pertence ao círculo definido pela circunferência mas não pertence à circunferência.



O círculo é o espaço do plano que fica limitado pela circunferência.

Na circunferência pode-se traçar outros elementos:




- o raio [CO] - segmento de recta que tem por extremos o centro e um ponto da circunferência.




- a corda [AB] - qualquer segmento de recta que tem por extremos dois pontos da circunferência

- o diâmetro [CD] - uma corda que contém o centro da circunferência.


Comparámos o raio com o diâmetro e descobrimos que:

  • O raio é a metade do diâmentro.

  • O diâmetro é o dobro do raio

domingo, 24 de janeiro de 2010

Jogos Matemáticos

Exercita a Matemática com estes jogos.
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.sc.didaxis.pt/nm/figuras/simetrias.gif&imgrefurl=http://www.sc.didaxis.pt/nm/jogos.htm&usg=__ggUPL_gJ-E6UGZ77OSX0VABJzP0=&h=241&w=259&sz=3&hl=pt-PT&start=2&um=1&tbnid=fHoBIVRn6ODA3M:&tbnh=104&tbnw=112&prev=/images%3Fq%3Dsimetrias%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN%26um%3D1

Geoploano


Aprende com o geoplano.

Horas


Acerta nas horas.
Imprime e treina as horas neste site:
Obtém as respostas para as horas marcadas nos relógios:

Quadrado Mágico


Diverte-te com o Quadrado Mágico.

Numeração Romana


Numeração Romana
Os romanos usavam um sistema no qual letras do alfabeto representavam números.
São sete letras que representam determinados valores:
I = 1
V = 5
X = 10
L = 50
C = 100
D = 500
M = 1000


Com excepção de V, L e D, os outros numerais podem repetir-se até três vezes:

III = 3
XXX = 30
CCC = 300
MMM = 3000


Quando escritos à direita de numerais maiores, I, X e C somam-se aos valores dos primeiros:

VIII = 5 + 1 + 1 + 1 = 8
LXII = 50 + 10 + 1 + 1 = 62
CLVIII = 158
MCXX = 1000 + 100 + 10 + 10 = 1120


Mas se os numerais I, X e C estiverem à esquerda dos maiores, os seus valores são subtraídos como, por exemplo, em:

IV = 5 - 1 = 4
IX = 10 - 1 = 9
XC = 100 - 10 = 90
Aprende a numeração Romana com estes jogos.

Treina a tua memória com os números romanos.
Utiliza este conversor:

http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=A3
http://www.climaat.angra.uac.pt/produtos/calculadoras/numeros_romanos.htm

Gramática

Queres estudar gramática? http://www.flip.pt/FLiPOnline/Gramática/tabid/592/Default.aspx

Simetrias


Tangran



Lenda do Tangran

Conta a lenda que um jovem chinês despedia-se de seu mestre, para iniciar uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasião, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse:
- Com esse espelho registarás tudo o que vires durante a viagem, para me mostrares , quando regressares. O discípulo, surpreendido, indagou:
- Mas mestre, como é que com um simples espelho, poderei eu mostrar-lhe tudo o que encontrei durante a viagem?
No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.
Então o mestre disse:
- Agora poderás, com essas sete peças, construir figuras para ilustrares o que viste durante a viagem.



Joga e diverte-te com o tangran! Clica nestes sites:


http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/

http://standards.nctm.org/document/eexamples/chap4/4.4/index.htm

Sólidos Geométricos


Explora os sólidos geométricos clicando neste site:
http://www.malhatlantica.pt/saobruno/Ano08/mat/html_solidos/indice_solidos.htm

sábado, 23 de janeiro de 2010

Tabuadas


Se quere ser rápido e eficaz na memorização das tabuadas, experimenta estes jogos.





A Todos um Bom Natal




Então é Natal

Dia Mundial da Alimentação - 16 de Outubro



No dia 16 de Outubro, a nossa escola comemorou o Dia Mundial da Alimentação. Foram expostos trabalhos sobre provérbios relacionados com a alimentação, realizados pelas 4 turmas e ouvimos a história tradicional "O Caldo de Pedra". Depois o frade visitou as salas, afim de recolher os ingredientes necessários para fazer uma boa sopa no recreio da escola. Finalizámos esta comemoração com a canção "Come a sopa, vá lá" do Avô Cantigas, acompanhados pelo Professor Carlos de Expressão Musical. Foi um dia de grande aprendizagem e diversão.


O CALDO DE PEDRA

Um frade andava a pedir; chegou à porta de um lavrador, mas não lhe quiseram aí dar nada. O frade estava a cair com fome, e disse:
– Vou ver se faço um caldinho de pedra. E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela para ver se era boa para fazer um caldo. A gente da casa pôs-se a rir do frade e daquela lembrança. Diz o frade:
– Então nunca comeram caldo de pedra? Só lhes digo que é uma coisa muito boa.
Responderam-lhe:
– Sempre queremos ver isso.
Foi o que o frade quis ouvir. Depois de ter lavado a pedra, disse:
– Se me emprestassem aí um pucarinho.
Deram-lhe uma panela de barro. Ele encheu-a de água e deitou-lhe a pedra dentro.
– Agora se me deixassem estar a panelinha aí ao pé das brasas.
Deixaram. Assim que a panela começou a chiar, disse ele:
– Com um bocadinho de unto é que o caldo ficava de primor.
Foram-lhe buscar um pedaço de unto. Ferveu, ferveu, e a gente da casa pasmada para o que via. Diz o frade, provando o caldo:
– Está um bocadinho insosso; bem precisa de uma pedrinha de sal.
Também lhe deram o sal. Temperou, provou, e disse:
-Agora é que com uns olhinhos de couve ficava que os anjos o comeriam.
A dona da casa foi à horta e trouxe-lhe duas couves tenras. O frade limpou-as, e ripou-as com os dedos deitando as folhas na panela.
Quando os olhos já estavam aferventados disse o frade:
– Ai, um naquinho de chouriço é que lhe dava uma graça...
Trouxeram-lhe um pedaço de chouriço; ele botou-o à panela, e enquanto se cozia, tirou do alforge pão, e arranjou-se para comer com vagar. O caldo cheirava que era um regalo. Comeu e lambeu o beiço; depois de despejada a panela ficou a pedra no fundo; a gente da casa, que estava com os olhos nele, perguntou-lhe:
– Ó senhor frade, então a pedra?
Respondeu o frade:
– A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez.
E assim comeu onde não lhe queriam dar nada.

http://alfarrabio.di.uminho.pt/vercial/infantil/teofilo.html#caldo

Canção "Come a sopa vá lá"



Canção
Come a sopa, vá lá

Quando nós pomos
A sopa à tua frente
Tu torces o nariz
E ficas mandrião
E inventas sempre
Uma desculpa diferente
Para não comeres a sopa
Pela tua própria mão.

Ou porque está fria
Ou porque está quente
Ou porque tens sono
Ou ficas doente
Ou porque tem massa
Ou porque tem grão
Porque tem espinafres
Com puré de feijão.


Come a sopa, vá lá
Come a sopa, vá lá
Come a sopa, vá lá
Faz-te bem…
E ajuda-te a crescer. (Bis)
Come a sopa, vá lá
Com o garfo não dá
Tens de usar uma colher.


Quando te dizemos
Que a sopa te faz bem
Tu, acredita em nós
Pois temos toda a razão
Uma bela sopa
Com tudo o que ela tem
Um dia vais concordar
Dá uma boa refeição

Sopa de cenoura
Batata ou lentilhas
Sopa de nabiça, de arroz
Ou ervilhas
Sopa de tomate, peixe
Ou agrião
Toda a sopa é boa
Com sopinhas de pão.



(Avô Cantigas, Come a sopa, vá lá - adaptado)

Donald no país da Matemágica





História do Nascimento de Jesus

Nascimento de Jesus

Feliz Natal



Regresso à Escola



O dia 14 de Setembro foi o grande dia do regresso à escola. Encontrámos novos amigos e revimos os colegas de quem já tínhamos tantas saudades. Tivemos uma recepção muito divertida. As nossas professoras dramatizaram a história "Regresso à escola" e vestiram as personagens da Disney: a Pequena Sereia, Margarida, Minnie, Peixe e Jasmine.Depois cantámos a canção "É hora de ir p'ra Escola". Conhecemos as nossas novas salas, contámos novidades, mostrámos o nosso material escolar novo uns aos outros, enfim...foi um dia inesquecível e o começo de uma nova viagem.

Canção

É hora de ir para a Escola

É hora de ir p’rá escola,
a festa vai começar…
Eu vou ser grande estudante,
o saber vou desbravar…
Serão tantas novidades,
surpresas e alegrias.
Fazemos actividades,
são assim os nossos dias.

Vamos cantar
Vamos pular
Chegou o dia
a fantasia vai começar.
Vamos sorrir o dia inteiro
Porque hoje este é só o primeiro
De um novo ano
Em que eu serei grande
Pois estou a crescer.

(música da Pequena Sereia "Aqui no Mar")