Páginas

Powered By Blogger

sábado, 19 de junho de 2010

segunda-feira, 14 de junho de 2010

O Euro

O euro tem um papel importante na vida de todas as pessoas, não apenas da tripulação do euro. Precisamos de dinheiro para comer, comprar roupa, fazer férias e muitas outras coisas. Com o passar do tempo, precisamos de dinheiro para alugar ou comprar uma casa e abastecer os nossos carros. Na verdade, durante a vida de uma pessoa, ela utilizará muitos milhares de euros no total. Visto que o euro tem um papel tão importante, é conveniente aprender um pouco mais sobre ele e sobre o dinheiro em geral....

Como já deves saber, Portugal faz parte da União Europeia, um conjunto de países da Europa que têm interesses e políticas em comum.Uma das consequências de o nosso país fazer parte da UE (que são as iniciais de União Europeia) foi a entrada do EURO.Mas, afinal, o que é o EURO? O EURO é a unidade monetária (dinheiro) que, a partir de 1 de Janeiro de 2002, substituiu as moedas e notas de 12 países da Europa, entre eles Portugal.Assim, quando ouvires falar em "moeda única", é do EURO que se está a falar.Embora nem todos os países da UE tenham querido utilizar o EURO, a maior parte, incluindo Portugal, decidiu usá-lo porque, segundo os especialistas, traz vantagens para a economia europeia.


Como é o símbolo do Euro? O símbolo do Euro é um "E" arredondado e atravessado por duas linhas paralelas (€). Foi inspirado na primeira letra da palavra Europa e na letra grega Y, para lembrar o nascimento da civilização europeia. As duas linhas paralelas representam a estabilidade interna do Euro. Quando é que as notas e moedas de Escudo desapareceram? Apesar de as notas e moedas de Euro terem aparecido no dia 1 de Janeiro de 2002, houve um período para as pessoas se habituarem a esta mudança. Assim, até ao dia 28 de Fevereiro de 2002, puderam usar-se Euros e Escudos. Este período chamou-se período de dupla circulação. No dia 1 de Março de 2002, deixaram de se usar Escudos. Quem desenhou as notas de Euro? Foi um senhor austríaco chamado Robert Kalina, que trabalha para o Banco Nacional da Áustria. Ele inspirou-se nos estilos arquitectónicos de alguns períodos da história cultural da Europa. As moedas de Euro são iguais em todos os países? Só numa das faces. Uma das faces é igual em todos os países e a outra é diferente de país para país. Mas isso não impede que usemos as moedas em qualquer país que também tenha o Euro como moeda. Até é divertido ver as moedas com as faces de outros países a serem usadas por todo o lado! Quem desenhou a face das moedas que é igual em todos os países? Foi Luc Luycx, funcionário da Casa da Moeda Real da Bélgica. Há três desenhos diferentes, dependendo do valor da moeda, mas todos eles têm o mapa da Europa e as doze estrelas da União Europeia (cada estrela corresponde a cada um dos países que formaram inicialmente a UE).Quem desenhou a face da moeda portuguesa de Euro? Quem fez o "desenho português" das moedas do Euro foi Vítor Manuel Fernandes dos Santos. Os desenhos são inspirados nos símbolos da História de Portugal e reproduzem os selos reais de D. Afonso Henriques.








Clica neste site e aprende mais sobre o EURO
http://ec.europa.eu/economy_finance/netstartsearch/euro/kids/

index_pt.htm

Clica aqui para saberes sobre os elementos de segurança das notas e moedas do Euro:

http://www.ecb.int/euro/html/security_features.pt.html

ESCOLA DO EURO

A “Escola do Euro”, uma nova série de ferramentas didácticas, merece ser explorada. Dirigida a um público muito variado, inclui jogos, aplicações interactivas, publicações e uma exposição. Por exemplo, os jogos são uma forma divertida de ficar a saber mais sobre as notas e as moedas de euro, bem como sobre os seus elementos de segurança. Por seu lado, as apresentações interactivas oferecem descrições pormenorizadas e imagens ampliadas de elevada qualidade das notas e moedas de euro. Clica aqui:


http://www.ecb.int/euro/play/html/index.pt.html

quinta-feira, 10 de junho de 2010