domingo, 14 de março de 2010
Posição do Sol ao longo do dia e os Pontos Cardeais
Olhando para o horizonte, sabendo a direcção do nascer e do pôr do Sol é possível saber em que direcção caminhamos. Para voltar para trás basta dar meia volta e seguir na direcção contrária.
Quando andamos em terra, isto é simples. Basta fixar um ou vários pormenores no horizonte e fazer o caminho inverso, mudando os pontos de referência da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.
Claro está que se tiveres uma bússola podes saber a direcção do norte e do sul, e dos outros pontos cardeais.
Mas também é possível orientarmo-nos sem bússola, pois, por exemplo, em Portugal, o Sol do meio-dia solar indica-nos sempre o sul.
Orientarmo-nos de noite, no deserto ou no mar é mais difícil, pois não vemos pontos de referência no horizonte.
No hemisfério Norte, a Estrela Polar, visível à noite, indica-nos sempre a direcção do norte. Isto é, quando nos viramos para a Estrela Polar, o Sol vai nascer sempre à nossa direita e pôr-se à nossa esquerda.
Quem habite em Cabo Verde, que fica entre o trópico de Câncer e o equador, continua a ver a Estrela Polar para norte. Mas, dependendo da estação do ano, o Sol do meio-dia pode estar para norte ou para sul do sítio onde estamos.
Se fizermos uma viagem ao hemisfério Sul da Terra, como fizeram os navegadores portugueses a partir do século XV, já não vemos a Estrela Polar.
http://www.eb1-castelejo.rcts.pt/pontos_cardeais.htm
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/1.4.htm
Joga este jogo aplicando os teus conhecimentos sobre os pontos cardeais.
http://alvarovelho.net/images/stories/jogos/jogorosven.swf
Exercita os pontos cardeais com estes jogos:
http://www.sogeografia.com.br/Jogos/rosaventos.html
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário