Páginas

Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Como se alimentam as plantas - Fotossíntese



A água é uma das matérias-primas da fotossíntese. A água entra pelas raízes e atinge todas as partes da planta, chegando às folhas, que são o principal local onde se realiza a fotossíntese.
No ar que respiramos existe um gás muito importante, o dióxido de carbono. Esse gás entra nas plantas pelas folhas. A luz do Sol fornece a energia para a formação da matéria orgânica (açúcar).
Apesar de ser tão importante, a fotossíntese necessita de muito pouco para acontecer: água, dióxido de carbono e luz.
No processo da fotossíntese a planta liberta algumas substâncias de que não necessita, como é o caso do oxigénio. Este gás é fundamental para a respiração dos seres vivos.
O açúcar produzido pela planta é utilizado para produção de energia. Se a planta produzir açúcar em grande quantidade, ela armazenará esse açúcar para uso futuro.
Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver.A energia é retirada dos alimentos.
Os animais obtêm o seu alimento comendo plantas e outros animais. As plantas não comem mas produzem o seu próprio alimento (açúcar) através do processo da fotossíntese.
A fotossíntese é o processo através do qual as plantas convertem a energia da luz em energia química , transformando o dióxido de carbono (CO2), a água (H2O) e sais minerais (retirados do solo através da raiz da planta), em compostos orgânicos e oxigénio gasoso (O2). A luz do sol é absorvida pelas folhas das plantas através da clorofila, substância que lhes dá a característica cor verde.
Através deste processo (fotossíntese) as plantas produzem o seu próprio alimento, constituído essencialmente por açúcares como a glicose. Aos organismos que produzem o seu próprio alimento, dá-se o nome de autotróficos.
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais (e outros organismos heterotróficos) seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação está sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.


Espreita neste site e observa como as plantas se alimentam:

http://www.minerva.uevora.pt/publicar/fotossintese/como_se_alimentam_as_arvores.pps

2 comentários:

  1. E muito importante o ciclo das plantas no planeta

    ResponderEliminar
  2. a fotossintese é muito importante para a vida das plantas porque é disso que ela vivem.!

    ResponderEliminar