Páginas

Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Comunidades Agro-pastoris



Com o passar dos tempos, o clima da Península tornou-se mais quente e seco, o que provocou modificações na vegetação. Também alguns animais, como a rena, habituados a climas frios, deslocaram-se para outras regiões. Outros, como o mamute, não conseguindo adaptar-se às novas condições, extinguiram-se.
A alteração do clima e o desaparecimento dos grandes herbívoros, que constituíam uma parte importante da alimentação do Homem, levaram-no a alterar o seu tipo de vida; embora continuasse a caçar, começou também a domesticar e a criar alguns animais.
E começou igualmente a cultivar os campos, principalmente junto aos vales dos grandes rios, onde a água era abundante e a terra fértil. Surgiram, assim, a pastorícia e a agricultura.
Como lançou as sementes à terra, teve de esperar pelas colheitas. Tornou-se então sedentário, ou seja, passou a viver permanentemente no mesmo lugar. Construiu habitações mais resistentes para suportar os difíceis meses do Inverno.
Surgiram, assim, os primeiros aldeamentos que eram cercados para as comunidades melhor se defenderem dos animais selvagens e dos grupos inimigos.
Mas como lavrou o Homem a terra? E como apanhou os cereais?
E como guardou as colheitas?
Fabricou novos utensílios como a enxada, o arado e a foice e inventou novas actividades como a cestaria, a olaria e a tecelagem. Com a invenção da tecelagem, aproveitando a lã dos animais, protegeu-se do frio.
Como agricultor e sedentário, o Homem estava muito dependente da Natureza. Com efeito, a chuva, o sol e o vento podem ser benéficos ou destruir as culturas. Começou então a adorar essas forças da Natureza, prestando-lhes culto e oferecendo-lhes animais e produtos.
Clica aqui para saberes mais sobre as comunidades agro-pastoris:

http://www.ribatejo.com/hp/

Sem comentários:

Enviar um comentário