Páginas

Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Figura Ilustre de Vila Real

Carvalho Araújo



José Botelho de Carvalho Araújo, nasceu na cidade de Vila Real em 1880, tendo assentado praça como aspirante da Armada em Setembro de 1889 e ascendido a guarda-marinha em 1903. Participou na conspiração de 5 de Outubro de 1910 e a seguir à implementação da República foi deputado, eleito pelo círculo de Vila Real à Assembleia Constituinte da República, e governador do distrito de Inhambane, em Moçambique, por 18 meses.
Quando Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial, com o posto de 1º tenente, comandou uma traineira transformada em caça-minas, baptizado de "Augusto de Castilho".
No dia 14 de Outubro de 1918, a 270 milhas de Ponta Delgada, combateu um submarino alemão U 139, comandado pelo às dos ases dos submarinos Lothar Von Arnaula de la Prière, que tentou torpedear o vapor "S. Miguel" que transportava cerca de 200 passageiros. Após 2 horas de luta, Carvalho Araújo e alguns tripulantes foram mortos e o seu navio afundado, mas com a sua acção conseguiu impedir o afundamento do S. Miguel.

Fonte: Wikipédia
Trabalho realizado pela Bárbara Alves Oliveira

Sem comentários:

Enviar um comentário