José Botelho de Carvalho Araújo, nasceu na cidade de Vila Real em 1880, tendo assentado praça como aspirante da Armada em Setembro de 1889 e ascendido a guarda-marinha em 1903. Participou na conspiração de 5 de Outubro de 1910 e a seguir à implementação da República foi deputado, eleito pelo círculo de Vila Real à Assembleia Constituinte da República, e governador do distrito de Inhambane, em Moçambique, por 18 meses.
Quando Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial, com o posto de 1º tenente, comandou uma traineira transformada em caça-minas, baptizado de "Augusto de Castilho".
No dia 14 de Outubro de 1918, a 270 milhas de Ponta Delgada, combateu um submarino alemão U 139, comandado pelo às dos ases dos submarinos Lothar Von Arnaula de la Prière, que tentou torpedear o vapor "S. Miguel" que transportava cerca de 200 passageiros. Após 2 horas de luta, Carvalho Araújo e alguns tripulantes foram mortos e o seu navio afundado, mas com a sua acção conseguiu impedir o afundamento do S. Miguel.
Fonte: Wikipédia
Trabalho realizado pela Bárbara Alves Oliveira
Sem comentários:
Enviar um comentário