Páginas

Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Lenda dos Pitos de Santa Luzia



Conta-se que os pitos de Santa Luzia foram inventados por Ermelinda Correia, que veio a ser mais tarde a Irmã Imaculada de Jesus. Esta rapariga tinha um defeito: era muito gulosa. Este facto obrigou os seus pais a enclausurarem-na no convento de Santa Clara, na esperança de transformar o pecado em virtude.
A Irmã Imaculada tornou-se devota de Santa Luzia, padroeira dos cegos e das coisas da vista. Certo dia, estava a irmã a aplicar os curativos nos seus doentes (feridas, contusões e inchaços nos olhos), com uns pachos de linhaça (género de pensos usados para os ferimentos) que eram uns quadrados de pano cru onde se colocava a papa, dobrando as pontas para o centro para não verter a poção, quando de repente teve uma visão.
Correu para a cozinha e fez a massa de farinha e água e cortou-a em pequenos quadrados. Tinha consigo um cibo do açúcar que lhe cabia na ração, e fez uma compota de abóbora. À imagem dos pachos, dobrou a massa por cima da compota e levou ao forno a cozer. A seguir despachou-se a escondê-los, pois estava proibida de ser gulosa.
A caminho cruzou-se com a madre superiora que era cega. A madre perguntou desconfiada, o que levava no tabuleiro. Cheirando o perfume adocicado a Irmã Imaculada, apressou-se a responder que eram pachos de linhaça para os doentes do dia seguinte.

À noite na cela, a Irmã Imaculada sossegou a alma, e nem sequer se sentia culpada, pois sempre ouviu dizer que "do que não se vê, não se peca".

Fonte:http://www.lifecooler.com

Trabalho realizado por Leonardo Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário