Páginas

Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Lenda do Santo Soldado




Existe na Igreja da Misericórdia uma sepultura de José Custódio, fuzilado, ao que o povo diz, inocentemente, em 12 de Maio de 1813.
O “Santo Soldado” é uma história de um militar, de nome José Custódio, que prestava serviço, como soldado, no Regimento de Vila Real quando foi acusado de um roubo sacrílego.
Este soldado era muito valente e amigo de toda a gente mas apesar de ser um bom soldado, tinha um primo com o intuito de o prejudicar. Este roubou um cálice valioso de ouro numa igreja local, tendo-o colocado na mochila do soldado.
Desta forma aquando da procura do cálice desaparecido este foi encontrado na mochila do soldado.
Julgado em tribunal militar, foi condenado à morte, executado a arcabuz, no lugar hoje denominado o Arcabuzado, em virtude deste acontecimento.
Diz ainda a tradição que, sabendo o pai do soldado o que o filho era, foi a Lisboa pedir clemência ao rei, tendo o pai do soldado José Custódio solicitado o perdão do rei para seu filho, aquele era o portador do indulto régio, quando ao chegar à Ponte do Sordo ouviu a descarga das espingardas do pelotão que fuzilou o valente soldado.
Logo teve o pressentimento que chegava tarde demais. Pois José Custódio, embora tivesse jurado até à morte a sua inocência, jazia para sempre morto.
Assim, morre o inocente, uma vez que não foi ele que roubou o cálice, mas sim o seu primo. Este, tinha todos os motivos para o querer ver morto. Em homenagem ao sol-dado inocente, no local foi erguida uma capela.
Este acontecimento abalou tão profundamente a gente da cidade que logo o passou a venerar como “Santo Soldado”, e a invocá-lo nas necessidades e aflições.
E esta fé aumentou ainda quando, tempos depois, um outro soldado (o seu primo) confessou ter sido ele o autor do roubo.



Trabalho realizado por:
Joana Inês Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário