Páginas

Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Primeiras Comunidades Recolectoras



Há muitos, muitos milhares de anos, grupos humanos, vindos provavelmente do Norte de África, fixaram-se na Península Ibérica. Os gelos cobriam grande parte da Península, pelo que o Homem teve de lutar duramente para conseguir sobreviver.
De que se alimentavam estas comunidades?
O Homem primitivo caçava, pescava e recolhia aquilo que a Natureza lhe dava - folhas, raízes e frutos silvestres; por isso se diz que era caçador-recolector.
Caçava, não só pequenos animais, como os de grande porte, construindo, para isso, armadilhas e instrumentos de pedra que depois também utilizava para lhes tirar a pele e partir os ossos.
Quando os alimentos escasseavam, o Homem tinha de deslocar-se para outras regiões; por isso diz-se também que era nómada. Vivia ao ar livre ou construía a sua casa com paus, ramos de árvores e peles de animais.
Durante o Inverno, abrigava-se nas cavernas, onde ainda hoje se encontram marcas da sua existência. É o caso das pinturas rupestres, que representam geralmente animais e cenas de caça.
Existem também marcas da presença humana em desenhos gravados ao ar livre. Sabemos que este Homem primitivo já conhecia o fogo, utilizando-o para cozinhar os seus alimentos, aquecer-se e afastar os animais ferozes.

Consulta este site para saberes mais sobre estas comunidades recolectoras

http://www.ribatejo.com/hp/



Observa algumas pinturas rupestres:


http://www.edouro.com/lista.asp?CAT_ID=14

http://www.lascaux.culture.fr/index.php?fichier=00.xml#/fr/00.xml



Neste site podes ver vários megalitos portugueses:

http://www.360portugal.com/Menu_Megalithic/index.html



Resolve estes exercícios:



http://margaridasequeira.com.sapo.pt/fichas/neolitico1.htm

http://margaridasequeira.com.sapo.pt/fichas/Neolitico2.htm

http://margaridasequeira.com.sapo.pt/fichas/neolitico3.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário